UltraSolidariedade
APOIO
As 07:00 o grupo de atletas: Erick José, Sérgio Ricardo, Vera Mota, Adenilson Aprígio e Eleir Andrade estavam reunidos em Campos, Próximo a Farol de São Thomé. Afim de Realizar a UltraMaratona da Solidariedade. Evento beneficiente afim de ajudar as pessoas mais necessitadas. Junto da Defesa Civil e da Eliane(esposa de Sergio), afim de ajudar no apoio aos atletas.
Foi as 07horas e 20 minutos a largada de campos, onde os 5 atletas sairam juntos, porém depois de algum tempo os atletas Erick José e Eleir Andrade retornaram ao carro da Defesa Civil(pois os mesmo iriam retornar à pista somente no KM 25). Seguindo assim Vera Mota, Sergio Ricardo e Aprígio. Ainda era cedo para ver a verdadeira face do Sol, mas mesmo assim ele já mostrava o que estava por vim.
Vera, Sérgio Ricardo e Aprígio |
Esses caras ajudaram muito!!!!
Pouco tempo já correndo, o grupo Vera, Sérgio e Aprígio chegaram à Barra do Furado, distrito de Quissamã. E a foto acima ilustra um pouco da paisagem local. Lugarzinho pequeno, bonito e muito calmo. Como podemos ver, tivemos uma presença ilustre do nosso Sol, presenteando nossa foto.
Algumas fotos de Barra do Furado
Quase chegando à Macaé!...rs |
O termo ultramaratona serve para identificar corridas a pé que tenham uma distância superior a 42,195 quilômetros, que é a distância oficial da maratona
Fora a distância da prova, utiliza-se um segundo critério na definição de ultramaratona que são Horas, por exemplo: 12hrs, 24hrs, 48hrs etc.
Ao fundo: Erick e mais proximo: Eleir |
Saimos no embalo, queríamos compensar os 2km que ficou atrasado, e compensar o atraso de 20 minutos da largada. Saimos em um ritmo muito forte para uma prova desta, com ritmo de 4,3 por Km.
O Sol já castigava nosso atletas, mas mesmo assim mativemos nosso meta, continuamos no mesmo ritmo, e ainda nem tinhamos chegado em Quissamã.
Pelas nossas contas nós (erick e eleir) iríamos passar por Quissamã e somente uns Km' depois da cidade que fariamos a troca.
Seguimos adiante com nosso objetivo.
Muita água e guaravita. (Água foi doada pelo nosso amigo dono da Distribuidora Aguas Amigos do Povo e o Guaravita comprado pos nos corredores).
Por essas duas fotos podemos perceber que os atletas já estavam muitos desgastados, o percurso não tinha nenhuma sombra.
Já chegando á Quissamã, nosso grupo encontrou o rapaz ai em cima, com o pneu do carro furado, é claro, nossos amigos da Defesa Civil pararam e ajudaram o dono do carro. Afinal temos que ser Solidarios, principalmente em um lugar como esse.
Mas ainda faltam alguns km's para chega na bendita cidade, tentamos falar com nosso amigo Alcione que é de Quissamã. mas o sinal estava ruim, e deixamos para falar com ele mais proximo da cidade.
Continuamos correndo e percorrendo a imensas estradas que interligam Quissamã - Campos. Parecia não ter fim.
Com muito sofrimento e muito desgaste físico, chegamos à Quissamã, parecia mentira mas já estavamos ali, nosso corpo ainda respondia bem nossos comandos, mas já estavamos muito cansados. não viamos a hora de ultrapassar os limites do centro e cruzar de vez a cidade. Neste momento a ajuda da defesa civil foi imprescindivel, pois a partir de agora estariamos dentro dos limites da cidade. E por isso foi ligado diversas vezes a cirene do carro e o giroscópio(sei lá se é esse o nome certo). Enfim percorremos os limites do centro, erramos o caminho e acabamos percorrendo ainda mais, acho que uns 2 ou 3 km a mais. Já quase na saída encontrei um amigo da Guarda Municipal o Amaro (apelidade de 03 no curso que fiz de Brigadis Floresta do Parque de Jurubatiba), meu amigo Amaro perguntou se eu ia correr a S.S(são silvestre), pois ele sempre corre ela. Disse que desta vez não iria. e continuamos nosso trajeto.
Em 1,5km chegamos no portal da cidade, finalmente. Ali já sabia que faltavam apenas 30 minutos para trocar de corredores. Mas estes foram os piores momentos, pois o sol Castigava 2x mais e o clima era muito seco. E a estrada seguia em uma reta que parecia não ter fim. Foi pouco antes do trevo em direção a Carapebus que fizemos novamente a troca.
2 horas e 30 minutos = 34km.
Totalizamos 57 Km percorridos. Botamos um ritmo de 4,3 por Km nestre trecho. Nem acreditamos que fizemos isso tudo. Enfim conseguimos compensar todos os minutos perdidos.
Agora era vez de Vera e Aprigio novamente.
Acho que esse foi o trecho mais dificil para Vera e Aprigio, pois retornar a correr e em pleno sol de 12hrs. Muito dificil, mas com garra e superação estavam eles ali. Firme e forte.
O Sol de Meio dia Castigava.
Afim de amenizar o efeito do Sol, e diminuir a carga que estava sendo imposta nos atletas, decidimos fazer o revezamento de 1:30 para cada dupla. Assim sendo, vera e aprigio prosseguiram com mais 1hr de corrida. Mas foi por volta de 1hr que Vera sentiu muito o desgaste e fizemos a troca assim mesmo.
Retornamos, Eu(erick e Eleir) á pista, mas foi com 20 minutos que Eleir virou para mim e disse:
" Vamos fazer um revezamento de 1 por 1 com menos tempo"
A melhor opção para os atletas, estávamos muito cansados, e muito desgastados, sabíamos que se continuassemos fazendo aquele revezamento não iriamos conseguir chega a tempo, ou talvez algo pior, alguém se lesionar ou até mesmo desmaiar. Então decidimos fazer o revezamento de uma pessoa, com 30 minutos.
Aprígio chegando ao trevo de Carapebus |
No centro de Carapebus |
Vera e Aprigio cruzando a ponte em Carapebus |
Apos a chegada do Elielson, que correu junto do Eleir, eu entrei na
pista, e fiz a chegada até Cabiúnas. percurso muito dificil, tinha
muitas subidas. mas cheguei bem, graças ao apoio do nosso amigo. em
seguida Aprigio assumiu até proximo ao bairro lagomar, e depois Vera que
seguiu até o Bar do Côco. Mas antes de chega no Bar do Côco encontramos
com Amaral (aldenir dos Santos) e Manoel que vieram encontar com a
gente e nos dar apoio. e um pouco mais adiante Genilza também.
Continuamos até o bar do Côco onde esperamos os reporteres da Inter TV. isso já era 16:30.
Eles chegaram e fizeram todo o trajeto filmando, passamos pela Barra,
encontramos muitas pessoas buzinando os carros, nos animando,
parabenizando pelo evento. Estavamos muito animados e queriamos chegar o
mais rapido possivel. passamos pela Ponte da Barra e seguimos para dar a
volta na Camara dos Vereadores. Passamos por ali de mãos dadas em
direção a chegada.
De mãos dadas: Erick, Eleir, Vera e Aprigio. o Guerreiros destas
aventura, junto dos amigos: Elielson, Amaral, Manoel, Genilza, Nelson
chegamos juntos. com 9hrs e 40 minutos. 100km percorridos e mais de 2
toneladas e meia de alimentos.
Nossos Amigos. |
Equipe fundamental para o evento |
Show Defesa Civil |
Atletas da Ascom e Guarda Municipal |
Saímos eu)erick) e aprigio as 9hrs da manhã junto ao carro da Defesa Civil. Segue abaixo algumas fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário